mundo dos memes

quarta-feira, 6 de março de 2013

O melhor do ano: 10 melhores memes de 2012

Antes de começar nossa lista deste ano vamos situar quem pode estar se perguntando o que são esses tais de “memes”? Sendo bem objetivo, memes são fatos, fotos, vídeos, frases ou simplesmente ideias que se espalham pela internet aparentemente sem explicação. Geralmente identificamos o começo de um meme quando algo “viraliza” (se propaga pela rede espontaneamente) e passa a virar tema de piadas, montagens, remixes, mash-ups e todo tipo de conteúdo na internet.
Sem mais delongas, vamos à nossa lista com os memes que mais bombaram em 2012:
10. Ridiculously Photogenic Guy
Tudo começou em uma bela manhã de sol no estado da Carolina do Sul. Zeddie Little, um rapaz de 25 anos, corria a 2012 Cooper River Bridge Run, quando foi clicado por um fotógrafo. Qualquer ser humano normal sairia todo suado, com cara de acabado e tal, mas Zeddie NÃO! A partir daquele dia ele passaria ser o cara mais fotogênico do mundo. Ou o “cara ridiculamente fotogênico”.
Zeddie foi clicado pelo fotógrafo Will King. King tirou cerca de 100 fotos da prova e as subiu no Flickr e Facebook. Foi na rede social que um amigo do fotógrafo comentou que Zeddie era ridiculamente fotogênico. Depois disso, King postou a foto no Reddit com a mensagem: “Meu amigo disse que esse cara é ridiculamente fotogênico”. Nascia um novo meme.
Zeddie ficou tão famoso que até deu (oh!) entrevista pra TV (o que, na gringa, equivale a ir ao programa da Eliana). Depois disso ficamos sabendo que o belo rapaz na foto já tem namorada (chorem, moças) , mora em Nova York e procura emprego na área de relações públicas. Depois do meme “Ridiculously Photogenic Guy”, outros váááários figurantes em fotografias passaram a ter seu destaque. Como a Ridiculously Photogenic Surgery GirlRidiculously Photogenic Metal HeadRidiculously Photogenic Syrian Rebel, etc.
Zeddie marcou 2012 figurando em todas as listas de memes que marcaram o ano. E, mais importante, mostrou que é possível ser belo mesmo em momentos difíceis…

9. Menos a Luiza, que está no Canadá
Uma simples propaganda de um empreendimento imobiliário da Paraíba virou piada na internet logo no começo do ano quando o vídeo, estrelado pelo colunista social Gerardo Rabello, famoso na região, caiu no YouTube. A propaganda em si não tem nada demais, só que um detalhe chamou atenção:

A informação não-solicitada de que a filha estava no Canadá acabou virando uma pérola para ilustrar a típica arrogância da classe média.  Em entrevista a um portal local, Gerardo explicou que sua família é muito conhecida na Paraíba e que, por isso, lhe pediram pra incluir o esclarecimento no roteiro.

De qualquer forma a repercussão imediata transformou a fala “menos a Luiza, que está no Canadá” em mania nacional por algumas semanas, gerando ainda certa curiosidade sobre a história e o retorno da moça. De olho nas possibilidades comerciais advindas da exposição gratuita, Luiza antecipou sua volta e de cara estrelou algumas novas propagandas, inclusive campanhas nacionais. Não era pra menos, Luiza foi citada até em prova de concurso público.
O fato de uma coisa tão trivial ter ganhado tanta visibilidade deixou claro o poder/alcance das redes sociais no Brasil e provocou o espanto das “velhas mídas” cuja reação mais marcante foi outra frase eternizada nos anais da internet, direto da abertura do Jornal do SBT:
httpv://www.youtube.com/watchv=Z7W19NBnE30
“Nós já fomos mais inteligentes” virou debate generalizado e o jornalista Carlos Nascimento mostrou que não curte muito a “grande rede mundial de computadores”, como eles costumam chamar nossa querida internets.

8. Namorada Sinistra (Overly Attached Girlfriend)
Todo mundo sabe que fãs de Justin Bieber não são confiáveis e todas fazem suas loucuras pelo loirinho, mas a usuária do youtube wzr0713 foi, digamos, a mais original até agora. Em um vídeo gravado da sua webcam intitulado “JB Fanvideo” ela fez uma paródia no mínimo assustadora da música “Boyfriend” de Justin Bieber no dia 14 de julho:

Pouco depois soube-se que o vídeo era na verdade a participação da moça em um concurso de canto que tinha por objetivo promover o perfume “Girlfriend” do astro teen. O vídeo original já conta com mais de 13 milhões de visualizações e deu origem a várias imagens com frases que continuavam a piada da namorada exageradamente ciumenta e grudenta. No Brasil, o meme chegou com o título de “Namorada Sinistra” e rapidamente viralizou no facebook – onde já possui mais de 300 mil likes em sua página.

No dia 7 de julho a garota do vídeo se revelou. Seu nome é Laine e tem 20 anos, ela reconheceu que seu vídeo era apenas uma brincadeira e a “namorada sinistra” era apenas uma personagem vivida por uma doce moça…


Laine ainda protagonizou outros vídeos, como o “Rompimento com a Namorada Sinistra” e também um comercial para uma grande marca de eletrônicos…

Laine realmente mostrou que uma namorada stalker pode chegar longe… e virou o pesadelo dos machos do planeta! Mas não ganhou o concurso.

7. Gina Indelicada
Se um meme tomou conta da internet brasileira em 2012 eu diria que foi essa onda de fanpages de humor raso que lotaram o Facebook com suas frases manjadas em montagens aleatórias usando algum personagem consagrado, literalmente, como pano de fundo. Não sei se expliquei direito do que eu estou falando mas você certamente já viu este fenômeno na sua linha do tempo na forma de um “Chapolin Sincero”, um “Willy Wonka Irônico”, uma “Clarice Lispector Histérica” etc… (até os nomes das páginas seguem a mesma fórmula)

Só que o inusitado resgate de uma imagem guardada nas tenras memórias do inconsciente popular – a bela e sorridente moça na caixinha dos palitos Gina – em contraste com esse tipo de humor rasteiro, deu grande repercussão a uma dessas fanpages, a Gina Indelicada e suas respostas cretinas:

Suas milhões de curtidas em pouco tempo jogaram os holofotes sobre seu jovem criador, Ricck Lopes, que depois de ser ameaçado de processo pela Palitos Gina por uso indevido da marca, chegou a – TCHARAM! – dar entrevista pra TV, virou manchete na imprensa nacional e internacional. Só que o tom das conversas sobre o assunto na internet não era muito amistoso… Os detetives virtuais espalhados por aí descobriram que todas as piadinhas que o rapaz se vangloriava de ter criado eram cópias de tweets alheios e por fim um dossiê bem completo comprovou o kibe no palito.

Depois de toda polêmica, o aclamado “gênio” assumiu a “inspiração” das grosserias da Gina e se comprometeu a, a partir de então, somente publicar conteúdo autoral na sua página. A estratégia não deve ter dado muito certo porque felizmente hoje quase não se vê a moça dos palitos na internet, mas seu legado fortaleceu ainda mais o surgimento de novas fanpages PERSONAGEM + ADJETIVO atrás de joinhas no facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário